Feliz Ano Novo, futebol!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Share this history on :


Bom, hoje é dia 30 de dezembro e o futebol está oficialmente encerrado em 2010 (até ontem tínhamos as rodadas de festas no Campeonato Inglês). O que podemos tirar de bom deste ano no futebol? O que projetaremos pra 2011? Quem seu clube deve contratar para sair da seca de títulos ou continuar vencendo?

O ano começou de um jeito que lembrou o futebol jogado nos tempos de Pelé. O Santos encantou o Brasil com um futebol leve e moleque. Neymar, André, Wesley e Paulo Henrique Ganso jogavam como se fossem uma sintonia musical, que deve ter harmonia e combinação para que a música seje boa para os ouvidos. No caso dos meninos da Vila, a sintonia foi boa para nossos olhos. Um ataque arrasador e títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. E para 2011, esperem um fortíssimo Santos. Elano, Jonathan chegaram e vão ajudar muito o meio-campo santista. Será sem dúvida um dos grandes favoritos a conquista da Libertadores.

2010 sem dúvida nenhuma foi aguardado como o ano da primeira Copa do Mundo no continente africano. Foi um sucesso a competição? Não, mas a alegria dos sulafricanos com certeza foi uma atração que marcou a Copa. A fragilidade de equipes fortes, que estavam esgotadas fisicamente, pois vários jogadores vieram de uma temporada desgastante na Europa, fez com que a França e a Itália tivessem um desempenho pífio. O Mundial foi marcado por muitas “zebras” e tecnicamente será esquecida muito rápida. Jogos fraquíssimos e poucos gols. O esquema defensivo está dominando o mundo! A Espanha, justamente por não ter essa característica de se fechar, ganhou primorosamente a competição, algo que os espanhóis puderam soltar da garganta depois de muitos anos e acabar com a fama de “amarelões” nas horas decisivas.

2010 também foi o ano do Fluminense (veja mais em http://bit.ly/fYNMPH), que se planejou para ser um time respeitado, já que 2009 quase acabou em uma tragédia. Cuca reorganizou a casa nas Laranjeiras e deu o suporte para que Muricy Ramalho pudesse trabalhar o elenco que foi muito fortalecido com as chegadas de Deco, Belletti, Washington e Émerson Sheike. Outros jogaram o futebol esperado, como Conca fez. O pó-de-arroz agora pode ser jogado para o elenco tricolor carioca. Agora, Muricy tem a missão de dar a Libertadores que o Fluminense deixou escapar em 2008, né, Renato Gaúcho?

A Internazionale buscava a glória na Europa. O pentacampeonato na Itália já não bastava. A Champions League era o principal sonho de consumo dos nerazurri, que esperavam desde 1964 a maior conquista que um clube europeu pode chegar (até mais do que o Mundial de Clubes, que, para os europeus, não tem a mesma relevância de uma Champions League). José Mourinho é carrancudo, chato e polêmico, mas tem competência, e não é à toa que é um dos melhores técnicos do mundo atualmente. Conseguiu fortalecer o grupo da Inter e eliminou o até então favorito Barcelona, em pleno Camp Nou na semifinal. Na final, o futebol de Sneijder, Milito e cia. mostrou melhor preparação e gana de vencer para se sagrar o melhor da Europa em 09/10. No Mundial, mesmo sem Mourinho, a Inter levou a sério a competição e espantou a zebra do Mazembe (conheça o Mazembe http://migre.me/2Wm6M) , que foi a grata surpresa do torneio. Os congoleses eliminaram a soberba do Internacional-BRA, que veio de mãos abanando de Abu Dhabi. Voltando a Inter da Itália, agora 2011 reserva fortes emoções. Rafa Benítez disse adeus e Leonardo, ídolo do maior rival foi contratado. A torcida o recepcionou bem, dando tranquilidade para o brasileiro. Missão: tirar a Internazionale da modesta sétima posição do Campeonato Italiano e levar ao bi europeu.

2011 começará para os meninos da seleção brasileira sub-20. 16 de janeiro começa a luta pelo título inédito da Olimpíada. Nomes como Neymar (Santos), Alan Patrick (Santos), Bruno Uvini (São Paulo), Casemiro (São Paulo), Oscar (Internacional), Phillipe Coutinho (Internazionale) e muitos outros nem tão conhecidos brilharão nos gramados peruanos. Chance de mano Menezes observar melhor os destaques. 2012 e 2014 estão logo ali.

Para terminar, o que esperar do mercado neste verão? É verdade...está fraco. O mundo gira em torno de Ronaldinho Gaúcho. Ele vai pro Grêmio, Palmeiras ou fica no Milan? As informações correm, mas o mercado brasileiro está na expectativa de receber um dos maiores jogadores da atual década que se encerra amanhã.

Aproveito o espaço e desejo aos leitores, ouvintes da Webmetrópole e meus seguidores no Twitter, um feliz Ano Novo e 2011 de muito esporte na veia e alegrias para o futebol nacional.

Por: Márcio Donizete (@marciodonizete)
Agência Esporte
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário