CBF dá título de 1987 para Flamengo e Sport

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Share this history on :

Time do Flamengo campeão de 1987. Em pé: Aldair, Zé Carlos, Leonardo, Jorginho, Andrade e Guto; agachados: Aílton, Renato Gaúcho, Zinho, Zico. Foto: Gazeta Press

Foi definido nesta segunda-feira (21), após reunião na sede da CBF, que contou com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, a presidenta do Flamengo, Patrícia Amorim, e o comandante da FERJ, Rubens Lopes, que Flamengo e Sport dividirão o título brasileiro de 1987, assim como Internacional-RS e Guarani ficarão com o vice campeonato do mesmo ano.

Agora, o rubronegro é oficialmente hexa-campeão do torneio (1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009).

"Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro", declarou Patrícia Amorim.

Zico, que se considerava campeão daquele ano mesmo sem a oficialização da CBF, disse o seguinte em entrevista à ESPN: "Acho que se concretizou, se oficializou, uma coisa que já era publica e notória. Mas da minha parte não muda nada. Para o clube é importante, para torcida também. Para nós profissionais que correram, suaram em campo, o reconhecimento da CBF não tem influência nenhuma".

Há pouco tempo, a  Confederação Brasileira de Futebol havia reconhecido, também, os campeões dos torneios Roberto Gomes Pedrosa e taças Brasil como campeões nacionais.

O Flamengo quer, agora, receber a Taça das Bolinhas, da CBF e da Caixa, que deveria ter desde 1992, por ser o primeiro pentacampeão brasileiro. O detentor deste troféu, atualmente, é o São Paulo, também hexa, mas que recebeu a 'conquista' antes de o rubronegro ser reconhecido campeão nacional de 1987.

Entenda a Copa União de 1987:

A CBF passava, em 1987, por dificuldades financeiras, não podendo organizar o Campeonato Brasileiro. Então, os clubes decidiram montar uma competição à parte, denominada Copa União, que teve 16 participantes. A confederação organizou o torneio em módulos, amarelo e azul. Os campeões de cada módulo se enfrentariam na final.

Porém, na parte final, sobraram Internacional, Flamengo, Sport e Guarani, que realizariam uma espécie de semi-final. Porém, os dois primeiros recusaram-se a enfrentar os outros times, que duelaram na final diretamente, onde o Sport ganhou.

Com isso, o time de Recife e a equipe campineira foram declarados campeão e vice-campeão do ano, respectivamente, e disputaram a Libertadores de 1988.

Desde então, o Fla considera que é campeão do torneio, mas a CBF não. O Sport inclusive havia entrado na justiça, mas agora tudo está resolvido.

Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)
Agência Esporte
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário