Final de semana para quem gosta de futebol

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Share this history on :


Todos tem seus times. Pessoas normais, jornalistas, até mesmo quem não gosta de futebol tem um time para qual simpatiza.

Com o crescimento da mídia especializada e da comercialização, cada vez mais o futebol lá de fora, principalmente o europeu, vem ganhando cada vez mais espaço no gosto do brasileiro.

Na atual temporada, mais no que nas demais, os ditos “grandes” vem tropeçando mais. Alguns apontam a queda no nível técnico do campeonato sendo o responsável, mas com menos nível técnico ou não, o fato é de que a Premier League está cada vez mais competitiva e ficando cada vez mais interessante de se assistir. Não existe mais aquele time “bicho-papão”, que abre bastante vantagem desde o início da temporada e ninguém consegue mais alcançar, e isso ajuda demais a liga, como um todo, a crescer ainda mais e atrair fãs, telespectadores pelo mundo e investidores.

Com todos os atrativos que a Premier League traz, como a organização, competividade e a paixão do torcedor inglês que é alucinado pelo seu time e pelo futebol. Os estádios lotados, e a proximidade do torcedor com o campo, um exemplo a ser seguido, e que alguns países já adotaram com sucesso.

Por essas e outras, a Premier League atrai a atenção dos brasileiros, que reencontram pela TV um futebol que todos queremos ver por aqui novamente um dia. Não é difícil encontrar pessoas que torçam para times europeus tanto quanto ou até mais do que seu clube no Brasil. Existem várias “torcidas organizadas”, principalmente de times ingleses, aqui no Brasil. Como do Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea, Tottenham, Manchester City, Leeds United e outros tantos.

Mas para quem é apaixonado pelo seu time, e principalmente pelo futebol, esse final de semana foi especial. No sábado, três jogos chamaram a atenção por resultados históricos, que vão ser guardados na memória dos torcedores do Colônia, da Alemanha, Newcastle e Wolverhampton, da Inglaterra, e de que é apaixonado por futebol.

Na Bundesliga, o jogo de destaque foi entre o Colônia, que luta contra o rebaixamento, e o todo poderoso Bayern Munich, que não começou bem a temporada, mas vinha em franca recuperação. E o jogo do sábado era mais um para confirmar a boa fase, e time bávaro foi logo abrindo 2x0 no primeiro tempo com gols de Mario Gomez e Altintop. Mas no segundo tempo o time da casa esboçou uma reação histórica, e com gols de Clemens e dois de Novakovic, o Colônia conseguiu virar a partida e junto com sua torcida, o time comemorou como se fosse um título.

Na Inglaterra dois jogos chamaram a atenção, entraram para a história. O primeiro aconteceu em Newcastle, aonde o time local, sem seu artilheiro, Andy Carroll, negociado com o Liverpool, recebeu o Arsenal. Com 40 segundos o Arsenal abriu o placar, com 2 minutos já estava 2x0 e com 26 o time de Londres já goleava por 4x0 e assim terminou o primeiro tempo. Na segunda etapa algo extraordinário aconteceu.

Tioté comemora gol que deu o empate improvável ao Newcastle. Foto: AFP

O time alvinegro fez história ao simplesmente empatar a partida no segundo tempo, com gols de Barton (duas vezes de pênalti), Best e Tioté. Dois pênaltis discutíveis, a expulsão de Diaby, no lado vermelho, fez os Gunners reclamarem bastante da arbitragem, mas o fato é de que o Arsenal é o time com mais pênaltis a favor no Campeonato Inglês, muitos deles discutíveis. Nunca antes na Premier League, que é disputada com esse nome da temporada 1992/93 até hoje um time havia abrido 4x0 e levado o empate.

Para fechar o sábado histórico, o "poderoso" Manchester United, líder, invicto no campeonato, que poderia fazer história caso derrotasse o lanterna da competição, o "pobre" Wolverhampton na casa dos "lobos". Se o United conquistasse a vitória naquela partida, bateria seu próprio recorde de 29 partidas sem perder no campeonato, que pertencia ao time da temporada 1998/99 e o atual, que igualou a marca.



Disputa de bola entre Kevin Doyle (direira) e
Evans do Man Utd. Foto: Reuters
Acostumado a sempre buscar empates ou vitórias heróicas na temporada, o Manchester não apresentou um futebol exuberante na temporada, porém eficiente, mas que não merecia entrar na história como campeão invicto pelo futebol "meia boca" do time, porém, se alguém tivesse de apostar com que os "diabos vermelhos" iriam perder a invencibilidade, nem os torcedores dos Wolves apostariam no próprio time, mas foi o que aconteceu.

Parecia que ia ser fácil para o time vermelho, Nani marcou logo no começo, mas as coisas se complicaram quando Elokobi e Kevin Doyle viraram a partida ainda no primeiro tempo, e assim permaneceu até o fim da partida. Os torcedores laranjas comemoraram como se tivessem ganhando a Uefa Champions League, e foi merecido.

Uma curiosidade envolvendo o Manchetser United, é que a única derrota do time na atual temporada foi para o West Ham, na Copa da Liga Inglesa pro 4x0, quando o West Ham era lanterna, assim como Wolverhampton. E na última vitória do Wolves sobre o Man Utd, que aconteceu em 2004, o Manchester era líder do campeonato e o time laranja era o último colocado também, e o lanterna saiu com a vitória na ocasião por 1x0, com gol de Kenny Miller.

por Aldir Junior (@aldirjunior)
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário