Coluna do Felipe: O São Paulo de Ricardo Gomes vs O São Paulo de Carpegiani

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Share this history on :

Olá amigos leitores e ouvintes da Rádio Web Metrópole. A partir de hoje começa a ser publicada minha coluna entitulada de "Coluna do Felipe". Ela será postada todas às segundas e sextas e tratará de todos assuntos. E o assunto do qual tratarei hoje será as diferenças do São Paulo treinado por Ricardo Gomes e da mesma equipe treinada por Paulo César Carpegiani. Bem, vamos ao que importa.

Football Fans Know Better
Créditos: This 11

O time apresentado no esquema é bom, sem dúvida, mas o que complica é a forma que Ricardo Gomes colocou o time para jogar. Abaixo apresento os três principais erros do esquema:

O primeiro erro: Jean e Jr. César não avançam para o ataque, consequentemente não temos apoio nas laterais, com isso é formada uma linha de 4 defensores onde os dois que se situam nas duas extremidades laterias do campo adiantam um pouco mais a marcação. 

O segundo erro: A inutilidade de Rodrigo Souto e Richarlyson. Como no esquema não temos laterais que apoiam o ataque, os dois volantes não tem ninguém para cobrir. Os dois praticamente não avançam ao ataque. Portanto qual a função deles? Marcar os jogadores de meio campo adversário, coisa simples sem contar que já temos uma linha de 4 atrás.

O terceiro erro: Cléber Santana. O correto seria ele fazer a mesma função de Hernanes, jogar por todas as partes do campo e ser um dos principais armadores da equipe. Mas não ele só avança para jogar como um atacante e volta para marcar com Hernanes. Com isso, o meia que hoje atua na Lazio é o único armador do time.

Esses são os três principais erros da equipe de Ricardo Gomes. Agora vamos ao time de Carpegiani:

Créditos: This 11
A equipe montada acima é a que vem sendo especulada por muitos como o time que Carpegiani mandará a campo ante o Cruzeiro.

É uma equipe muito boa e que traz algumas diferenças em relação ao time de Ricardo Gomes. Vamos à elas:


A primeira diferença: Os laterais apoiam bastante ao ataque. Com esse apoio o time tem mais uma opção de jogada sem contar que sem dúvida torna-se mais ofensivo.

A segunda diferença: Os volantes. No esquema de Carpegiani temos dois volantes (Rodrigo Souto e Casemiro) e os dois são essenciais. Rodrigo Souto cobre o avanço dos laterias ou seja torna-se um terceiro zagueiro quando o time está com a bola, formando um 3-5-2. Casemiro é um dos principais armadores da equipe e ainda volta para marcar, se for um pouco mais regular sem dúvida será peça chave nesse time.

A terceira diferença: Quarteto fantástico. Lucas, Dagoberto, Fernandão e Ricardo Oliveira são grandes jogadores e um complementa o outro sem dúvida este quarteto pode ser considerado uma das melhores frentes ofensivas do Brasil, sem dúvida atormentarão muitas defesas.

Conclusão: Os dois times apresentam praticamente os mesmos jogadores mas reparem o quanto muda o estilo do time e a postura tática em pequenas mudanças. Veremos agora se Carpegiani se glorificará ou terá o mesmo futuro de Carpegiani.

Bem, concluo aqui o primeiro post da Coluna do Felipe, na sexta volto para comentar mais algum assunto sobre algum tema de meu interesse. Espero que tenham gostado!

Por Felipe Ferreira (@felipepf13)
Agência Esporte
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário