Possível título de Alonso estaria desvalorizado?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Share this history on :
 
Anda circulando uma conversa paralela no paddock, agora inflamada por Max Mosley, que se Alonso vier a conquistar o título de 2010 por uma diferença ao vice de menos do que 7 pontos, estaria desvalorizando a Fórmula 1 -e indiretamente o tricampeonato do espanhol. Ok, chegada á está altura, Hockenheim ainda é lembrada como a prova mais suja da temporada, onde a Ferrari excecutou a polêmica ordem de equipe, caçando a 12ª vitória de Massa em favor da 23ª de Alonso, o que estaria colocando em xeque o campeonato de Fernando.

Certo. Mas… A FIA já não chamou em julgamento a Ferrari para decidir se haveria uma punição (maior que a financeira) sobre tal ação? A resposta é sim, ou seja, qual é o sentido de dizer, para os dirigentes, que o título de Alonso estará desmerecido se a margem for menos á sete? Pelo que sabemos, tudo esteve nas mãos da FIA para ser resolvido como devia ser, ou seja, entregar a vitória a Felipe e re-colocar Alonso em 2º. Óbvio que devido á pressão da Scuderia em que isso não ocorrese, a falta de opinião forte por parte de Jean Todt e outros assuntos paralelos acabaram deixando que tudo terminasse em nada.

O curioso é que por muitos a F1 não é tida como esporte principalmente pela “facilidade” com que um resultado pode se manipular. Porém, manipulações ocorrem frequentemente no futebol, em que terceiros estã dentro do negócio, volêi, natação, ginástica olímpica e por uma série de outros esportes. Na verdade, a explicação para nós, os espectadores, é que fraudes e manipulações são impossíveis de serem evitadas e sempre serão. É algo que está fora do controle de qualquer entidade, e principalente da FIA.

No mais, a ordem de equipe é fruto de uma escolha que uma equipe faz. São elas, as equipes, que mandam nos pilotos. Elas os contratam, demitem e definem os “número 1 e 2″. Mas, obviamente, nem sempre uma ordem de equipe é analisada com calma e aplicada no momento certo, e geralmente os problemas vêm quando ela é feita precomente, como vimos no caso de Alonso e Massa. O que gera desconforto da parte desfavorecida, claro.

Apesar de tudo, as ordens podem ter crescido atualmente pela atitude dos pilotos com relação ao que as equipes lhe mandam. Sera interessante ver como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Alain Prost, Nelson Piquet ou qualquer outro piloto com caráter forte reagiria se recebesse esta emnsagem via rádio: “Alonso is faster than you, can you confirm that you understood this message?”. De qualque maneira, já sabemos qual seria a resposta ou se alguém se atreveria a dizer isto a esses pilotos em questão.

Assim, se Barrichello em 2002 ou Massa em 2010 se rebaixaram a aceitar essas ordens, é assunto/problema de cada piloto, que deve saber porque faz ou não tal coisa. O pior que pode ocorrer, no caso, é se arrepender depois…

Agora, voltando ao assunto, deixo ao critério de vocês: Se Alonso vier a conquistar o título de 2010 por uma diferença ao vice de menos do que 7 pontos, esse triunfo estaria desvalorizado? Para não passar em bravo, ouça no Papo de Craque algumas declarações dos pilotos.


Download (MP3)

por Júlio Nascimento
Fonte: Grande Prêmio
Agência Esporte
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário